Total Pageviews

Thursday, March 17, 2011

Verb tenses - Tempos verbais

O Inglês não é como o português, que existem várias formas de se conjugar o mesmo verbo. Os regulares, como vcs podem ter visto anteriormente, são compostos de 3 variações - Presente (1 e 3 pessoa) e o passado (igual para ambos)
Já os verbos irregulares tem no máximo 4 variações - Presente (1 e 3 pessoa) passado simples e participio. O restante das variações de tempos verbais são denominadas de acordo com a utilização dos "modals". Vejam abaixo como é simples: 

Present Tense – Verbos utilizados no infinitivo sem o “to” quando seguindos de pronouns, lembrando de acrescentar o “s” quando usar Terceira pessoa, ou “es” dependendo do verbo
i.e: I do, he does – I work, he works

Present Continuous Tense – Algo que está acontecendo neste exato instante
i.e: I am posting (estou postando)

Present Perfect Tense – Muitíssimo utilizado por quem conhece a lingual a fundo, sua utilização (corretamente claro) indica alto grau de conhecimento gramatical.
i.e: I have done / he has done

Present Perfect Continuous Tense – Muito utilizado em situações onde o assunto refere-se a algo que vem acontecendo há algum tempo, e ainda continua.
i.e: I have been doing (eu tenho feito)

Past Tense – Passado simples, sem a utilização de “modals”
i.e: I did, he did (eu fiz, ele fez)

Past Continuous Tense – Algo que estava acontecendo no passado, sempre com a utilização de “modal” e verbo com “ing”
i.e: I was doing (eu estava fazendo)

Past Perfect Tense – Muito utilizado também no dia-a-dia, uma linguagem mais avançada, indica sinal de conhecimento da lingua.
i.e: I had done (eu fiz – mas com conotação de uma certa frequencia, mais de uma vez)

Past Perfect Continuous Tense – O mesmo que o acima, porem, com indicação de continuidade
i.e: I had been doing (eu vinha fazendo – e ainda tenho feito)

Future Tense – Futuro simples e certo (certeza)
i.e: I will do (eu vou fazer)

Future Continuous Tense - O tão e velho conhecido gerundio, adorado pelos atendentes de tele-marketing (sem ofensas).
i.e: I will be doing (eu vou estar fazendo)

Future Perfect Tense – Representa uma forma de falar do futuro mas no passado, como um sonho ou imaginação
i.e: I will have done (eu terei feito)

Future Perfect Continuous Tense – O mesmo que o acima, porem, com indicação como que daqui por diante por exemplo
i.e: I will have been doing (eu estarei fazendo)

No comments:

Post a Comment